3ª Enquete CiiS: reforma universitária e sustentabilidade
Quem acompanha a temática da sustentabilidade sabe que o tema da reforma do ensino superior é uma pauta constante e, mais cedo ou mais tarde, vamos precisar encarar esta realidade para poder termos profissionais mais alinhados com as temáticas.
No entanto, não existe um debate muito aberto sobre este tema. Na França, o filósofo Michel Serres, acredita que deve haver um programa comum para todas as disciplinas, ou seja uma grande narrativa comum de todas a ciências, e nas humanas, um mosaico de conhecimento, criando assim uma unidade de saberes. A nossa terceira enquete aborda exatamente esta questão. Veja a abaixo:
Como introduzir conceitos de sustentabilidade nas grades curriculares do ensino superior?
- Introduzir disciplina(s) sobre sustentabilidade em cada área de conhecimento (57%, 4 Votes)
- Fazer uma profunda reforma em todos as áreas de conhecimento para buscar a maior transdiciplinaridade possível (57%, 4 Votes)
- Reformar os currículos de cada área de conhecimento para introduzir conceitos de sustentabilidade nas ementas de todas a disciplinas (43%, 3 Votes)
- Introduzir um ano de estudo comum sobre ciências naturais, ciências humanas, ciências políticas em todas as áreas de conhecimento (43%, 3 Votes)
- Não é preciso mexer nos currículos de graduação, pois a oferta de cursos de extensão e pós-graducação suprem esta necessidade (0%, 0 Votes)
- Não é preciso mexer nos currículos de graduação, pois o mercado oferece esta especialização nas empresas (0%, 0 Votes)
2 comentários:
Sem Edgar Morin e a sua Teoria da Complexidade não vamos a lugar algum. É URGENTE que adotemos a sua obra para uma educação voltada à Sustentabilidade!!!
Esta enquete foi publicada pelo Blog Conversa Sustentável.
Desculpe-me por não ter feito esta citação inicial na minha publicação. Talvez tenha sido um problema no momento que copiei, pois não costumo esquecer.
Grata pela compreensão.
Virginia Salerno
Postar um comentário