O que significa Transprojetação?

A Transprojetação é uma metodologia fundamentada nas obras de Edgar Morin e Michel Thiollent.
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE com a Soft Systems Methodology e a Pesquisa-ação.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Clube faz os últimos acertos para o X CBDMA


Faltam pouco mais de 12 horas para a abertura da décima edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, que acontecerá no Clube de Engenharia entre os dias 26 e 28 de outubro.
Amanhã, a partir das 8 horas, o Clube de Engenharia abre suas portas para mais de 900 especialistas, autoridades, professores, graduandos e pós-graduandos, para o primeiro dos três dias de evento. A manhã de quarta-feira promete ser um dos pontos altos do congresso, com a palestra magna de Sérgio Besserman, às 10h, seguida da palestra “Justiça social no campo”, às 11h, com o padre Antonio Canuto, secretário executivo da Comissão Pastoral da Terra (CPT).   

No hall de entrada do edifício Edison Passos, a exposição dos 130 anos do Clube de Engenharia foi montada para receber os convidados, palestrantes e visitantes nos próximos dias. 
O lounge que ocupará o palco do grande auditório do 25º andar já está montado e as redes Wi-Fi estão em testes em todos os andares do Clube. A partir de amanhã, estarão liberadas para os congressistas.

domingo, 23 de outubro de 2011

Justiça no campo é tema do X CBDMA


O padre Antonio Canuto, secretário executivo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), falará dia 26 de outubro, no Clube de Engenharia, sobre justiça social no campo e sobre a luta de peões, posseiros, índios, migrantes, mulheres e homens que "lutam pela liberdade e dignidade em uma terra livre da dominação da propriedade capitalista".

Canuto trará ao congresso parte do trabalho da CPT junto aos trabalhadores rurais que vivem o cotidiano conflituoso do modelo agrário-agrícola do Brasil. Segundo dados de 2010 da entidade, nos últimos 25 anos, uma média de 63 pessoas foram assassinadas, anualmente, na luta pelo direito à terra. Quando o foco é o trabalho escravo, os números assustam: Há cerca de 100 ocorrências de trabalho escravo por ano, enquanto 6.520 trabalhadores são submetidos anualmente a condições análogas às de trabalho escravo.
A cinco dias para a abertura da décima edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente cresce o número de inscritos e novos nomes são confirmados para a programação. Ainda há vagas para os minicursos que serão ministrados durante o CBDMA. A inscrição nos minicursos garante a participação em todo o congresso. Para mais informações e inscrições, visite o hotsite do CBDMA através do site do Clube de Engenharia (www.clubedeengenharia.org.br).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Empresas apoiam o X CBDMA


O X Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (X CBDMA), que acontecerá nos dias 26, 27e 28 de outubro na sede do Clube de Engenharia com o tema "Cidades: Qualidade de Vida e Justiça Social", reunirá cerca de 900 especialistas para inúmeros palestras, cursos e debates.
O Congresso tem uma longa história junto aos engenheiros brasileiros, pois sua primeira edição foi anterior a Rio-92. Desta vez, ele será realizado em parceria com o CREA-RJ, e terá o patrocínios de empresas como Petrobras, Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) e Construtora Odebrechet.
Inclusive muitas idéias que estão hoje na nossa Constituição de 1988 sobre a proteção ao meio ambiente foram inspiradas pelo nosso primeiro I CBDMA em 1984, que contou com a presença de Ulisses Guimarãres.

http://oglobo.globo.com/blogs/ecoverde/

http://oglobo.globo.com/blogs/ecoverde/

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Procuram-s​e 8 milhões de profission​ais

Projeto Pescar – A pioneira Tecnologia Social Pescar oferece cursos de iniciação profissional para jovens em risco socioeconômico. A qualificação, certificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, possibilita ao empresário cumprir com a exigência legal do Jovem Aprendiz.


Acesse: www.projetopescar.org.br e saiba como participar.

Conversa Sustentável - 2º FÓRUM NACIONAL SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA


É INCRÍVEL, MAS A TRANSPROJETAÇÃO JÁ FAZ ISSO DESDE 2003!!!

2º FÓRUM NACIONAL SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA
QUANDO: 01 E 02 DE DEZEMBRO DE 2011ONDE: BRASÍLIA-DF
 
Saber – Saber Fazer – Saber Agir
 
O papel da Gestão Sustentável nunca foi tão discutido dentro das organizações, deixando de figurar como elemento diferencial e passando a ser encarado como filosofia de trabalho e sobrevivência organizacional. Convictos dessa idéia, a Conexxões Educação traz para Brasília a segunda edição do Fórum Nacional Sustentabilidade na Prática, que acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro, e tem como propósito ir além do discurso recorrente e apresentar efetivamente novas formas de atuar e contribuir para promover ações de gestão responsável para a sustentabilidade.Acreditando que o processo de mudança exige mobilização de pessoas, ampliação da consciência e atitudes concretas, selecionamos casos práticos que já produziram bons resultados, como: Banco Santander, CEMIG, ALCOA, Governo de Minas, Itaipu Binacional, Governo de São Paulo e TCU.Grandes nomes foram convidados para discutir soluções sustentáveis em dois workshops: “Agenda Estratégica de Sustentabilidade”, apresentado por Aerton Paiva, focará planejamento, execução e acompanhamento do ciclo de implementação para Gestão da Mudança e “Liderança, Inovação e Sustentabilidade”, liderado por Ricardo Voltolini, destacará a importância de como formar líderes e integrar os stakeholders para criar uma nova cultura nas diferentes camadas da organização. A programação do Fórum conta também com as palestras de Raimundo Soares, professor e pesquisador, cocriador do Núcleo de Sustentabilidade da FDC; Maeli Estrela Borges, diretora da ABES-MG e consultora reconhecida nacionalmente na área de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos; Marco Fujihara, um dos consultores referência no Brasil em Qualificação em Sustentabilidade Empresarial nos parâmetros preconizados por Kyoto; Mariana Meirelles, vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; Maria Celina Arraes, coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD Brasil e Geraldo Abreu, diretor do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.Mais informações, acesse: http://www.conexxoes.com.br/sustentabilidade-na-pratica/

PROJETO PESCAR

Projeto Pescar – Sustentabilidade implica em rea­li­zar ações que visam não só a preservar os ecossistemas e a bio­di­ver­si­da­de. O Projeto Pescar melhora as condições so­cioe­co­nô­mi­cas da comunidade na ­qual a organização está inserida.

Acesse: www.projetopescar.org.br e saiba como participar.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

X CBDMA expande as opções de filmes

Nos três dias do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, sempre às 18 horas, serão exibidos três documentários sobre algumas das muitas facetas que formam o conceito da sustentabilidade.
O grande destaque é para “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, cineasta famoso pelos documentários com grandes personagens como João Goulart, Juscelino Kubitchek, Glauber Rocha, entre outros. Seu mais novo documentário trata do lento e sistemático envenenamento da população brasileira por meio dos alimentos que consomem. De acordo com Tendler, que estará no Congresso para debate sobre o filme, o problema está no modelo de desenvolvimento do país. “O veneno está na mesa” será exibido às 18h, no dia 28 de outubro.
Essa semana, as opções para os interessados em fechar o dia de palestras e painéis com bons documentários aumentaram. No dia 26 de outubro será exibido o filme “Mudanças Climáticas” e, no dia 27, o documentário “Lixo: problema ou solução”. Todos os inscritos no congresso terão entrada franca para os filmes. As inscrições continuam abertas para os minicursos, que dão direito à participação em todo o evento. Para mais informações e inscrições, visite o hotsite do CBDMA através do site do Clube de Engenharia (www.clubedeengenharia.org.br).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Futuras gerações de engenheiros terão de ser parceiras da natureza



Contatos: mailto:%20virginiasalerno.salerno@gmail.com e mailto:%20xcbdma@clubedeengenharia.org.br
Créditos Fotos: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vagas abertas para os Minicursos do X CBDMA


Embora as inscrições para o X Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente tenham sido encerradas com 900 pessoas inscritas, ainda há vagas abertas para os minicursos que serão oferecidos durante o evento. Quem se inscrever em um ou mais deles terá garantida a participação em todo o congresso.
Entre os dias 26 e 28 de outubro, especialistas em alguns dos temas mais relevantes no âmbito do meio ambiente e sustentabilidade estarão no Clube de Engenharia ministrando cursos para pequenas turmas. Com um programa abrangente na esfera da sustentabilidade, os minicursos cobrirão questões éticas e de responsabilidade ambiental na concepção de projetos urbanísticos e de engenharia. Gestão sustentável do saneamento e questões ligadas à saúde também serão discutidas. Veja abaixo a programação dos minicursos. Para mais informações e inscrições, visite o hotsite do CBDMA através do site do Clube de Engenharia (www.clubedeengenharia.org.br).

1. AQUECIMENTO GLOBAL – TRANSFORMAÇÕES CLIMÁTICAS
Nelson Gonçalves Calafate – Eng° Químico; Eng° de Segurança do Trabalho; Focado em estudos de Sustentabilidade Ambiental
Dia 26/10/2011 – 15h às 17h30

2. MUDANÇAS CLIMATICAS E INFRAESTRUTURA VERDE
Rodrigo Codevila Palma - Arquiteto e Urbanista; Pos Graduação em Historia da Arquitetura - PUC RJ; MBA em Gerenciamento de Projetos - FGV – RJ; Membro fundador da ONG - Ecovila Terrauna.
Dia 27/10/2011 – 10h às 12h30

3. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E OS SEUS IMPACTOS
Nilo José do Nascimento Franco - Dr. Ciências Atmosféricas em Engenharia; Pesquisador Associado; CEMA - Centro de Estudos de Mudanças Ambientais – UFRJ; LPM - Laboratório de Prognóstico em Mesoescala – UFRJ
Dia 27/10/2011 – 13h às 15h30

4. SAÚDE E MEIO AMBIENTE: MITOS E REALIDADE
Rosa Leonôra Salerno Soares – Professora Doutora do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense.
Dia 27/10/2011 – 13h às 15h30

5. A TRANSPROJETAÇÃO: PROJETOS SUSTENTÁVEIS COM ÉTICA E RESPONSABILIDADE
Virginia Salerno - Arquiteta e Urbanista; M.Sc. Engenharia de Transportes; D.Sc. Engenharia de Produção
Dia 27/10/2011 15h às 17h30

6. GESTÃO SUSTENTÁVEL DO SANEAMENTO
Adacto Benedicto Ottoni - Prof. Adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da UERJ; Assessor de Meio Ambiente do Crea-RJ
Dia 28/10/2011 – 10h às 12h30

terça-feira, 11 de outubro de 2011

X CBDMA: O consumo sustentável, novas posturas


O Consumo Sustentável será tema do primeiro painel do X CBMA, no dia 27 de outubro, quinta-feira

O conceito que tem como base a ideia de que o planeta não pode mais suportar os padrões estabelecidos nas últimas décadas de extração, produção, comercialização e descarte de bens. Aponta a compra consciente, que leva em conta os impactos ambientais, econômicos e sociais como um dos poucos caminhos para manter a vida na Terra.
Dan Moche Schneider, mestre em Políticas Públicas de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre o caminho histórico de escalada e do retrocesso que vivemos na busca pela sobrevivência. “Durante o século XX, na maioria das regiões da Terra a esperança de vida aumentou, as taxas e tendências de mortalidade infantil diminuíram e melhoraram, os níveis de alfabetização aumentaram, a democracia ganhou terreno. Por outro lado as desigualdades sociais se aprofundaram, a impotência psíquica se alastrou, os gastos com a indústria de armamentos foram 60 vezes maiores que os gastos com água, saneamento e educação básica e fronteiras naturais foram rompidas. As condições da continuidade da vida na Terra estão declinando”.
Segundo Schneider, o quê, como e para quem produzimos são questões relacionadas com a emergência dos limites do planeta, intimamente ligadas aos padrões de consumo estabelecidos pela sociedade mundial. “Ousar perguntar para onde queremos ir, e imaginar! Pode ser um bom começo”, declara o professor.

UM PAÍS EM BUSCA DE GENTE - PROJETO PESCAR

Texto News5
Projeto Pescar – Programa de Responsabilidade Social Corporativa de grande impacto social que revela uma atitude proativa das empresas e instituições em prol do nosso planeta.


Conheça: www.projetopescar.org.br

domingo, 9 de outubro de 2011


Clube é referência em editorial do Jornal O Globo

PARADA GAY E A QUANTIDADE DE PESSOAS


Há algum tempo atrás eu recebi um e-mail questionando o número de pessoas que vão para uma parada gay e movimentos religiosos e pouca mobilização contra a corrupção. 
Pois é, não há manifestação neste país com muitas pessoas sem a "interferência do dinheiro de partidos e dos governos". Acabo de ter provas disso:
Fui levar minha cachorra na rua e no exato momento estava passando pela minha quadra a Parada Gay. Muita gente realmente, muito mais do que no movimento contra a corrupção... Mas como eu disse e repito: estavam no carro principal que tem microfone e alto-falantes, nada mais nada menos que: 
1. Representante da Presidente da República
2. Representante da Petrobrás
3. Representante da Deputada Federal Benedita da Silva que é do PT.
Essas foram as pessoas que eu ouvi falar e serem chamadas. Fiquei ouvindo por uns 15 minutos, nada mais que isso. 
O que isso significa? Dinheiro do Governo Federal e do PT... O que não acontece nesse movimento contra a corrupção... 
Em tempo: para esclarecer aos maldosos, sou e sempre serei pela LIBERDADE DE TODOS OS TIPOS COM RESPONSABILIDADE, POIS COMO AFIRMO SEMPRE, NÃO EXISTEM RAÇAS, EXISTE APENAS A RAÇA DA HUMANIDADE.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Thierry Jacquet confirmado no X CBDMA


Thierry Jacquet confirmado no X CBDMA
  



Está confirmada a presença do arquiteto, paisagista e urbanista francês Thierry Jacquet na décima edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Clube de Engenharia. Presidente da empresa Phytorestore Jardins Filtrantes, especializada em recuperação da água e solo, com menos utilização de pesticidas, baixa manutenção e melhor gestão de recursos naturais, além do uso de plantas nativas como o principal antídoto contra a poluição das cidades, Thierry Jacquet fará a palestra de encerramento do evento.

A empresa presidida por Thierry foi em parte responsável pela despoluição do Rio Sena, em Paris, França, pela reconstrução de mananciais em três rios no entorno de Shangai, na China e pela reurbanização da Baia de Alger, na Argélia. Jacquet já criou cerca de 150 jardins filtrantes pelo mundo, despoluindo rios e tratando efluentes industriais através de filtros vegetalizados. Testado em casos cada vez mais difíceis (solos contaminados com metais pesados ou dejetos radioativos), a fitorrestauração progride a cada dia em termos de eficácia e de tratamento paisagístico.

sábado, 1 de outubro de 2011

Faltam 25 dias para a 10o. CBDMA


Faltam 25 dias para a décima edição do
Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente

Estão oficialmente encerrados os prazos para inscrição e envio de trabalhos acadêmicos para o X Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (X CBDMA). Com cerca de 900 pessoas inscritas e 100 trabalhos técnicos recebidos pela comissão científica, o CBDMA de 2011 entra em reta final e faz os últimos preparativos para entrar na história do Clube como o marco das três décadas de ativismo e debates qualificados pelo resgate da qualidade de vida e da saúde planetária.
Com todas as mesas fechadas e palestrantes confirmados, o XCBDMA receberá nomes como Ricardo Rezende Figueira e Sérgio Besserman, além de autoridades governamentais e grandes nomes da academia em um momento oportuno. A cidade e o país se preparam para a conferência da ONU Rio+20 e todos os debates colaborarão para a criação de uma agenda comum que deverá ditar as posturas necessárias para que o planeta sobreviva para as próximas gerações. O Clube de Engenharia não poderia ficar fora desse grande trabalho conjunto e o X CBDMA é o reflexo máximo nesse momento histórico.