Resumo da Tese apresentada a COPPE/UFRJ e defendida em 2003.
Programa: Engenharia de ProduçãoEsta tese tem como objetivo apresentar a importância da reflexividade permanente na transprojetação, como uma concepção que contribua ao ensino de Metodologia de Pesquisa na Engenharia. Ela está baseada nas diretrizes e princípios da SSM ( Soft Systems Methodology) de Peter Checkland (1981), na Pesquisa-ação, cuja referencia no Brasil é Michel Thiollent (1998 e 1997) e consubstanciada por Edgar Morin e sua principal obra: O Método (em quatro volumes). A imbricação das nossas construções sociais (arte, filosofia e ciência em relação contínua e circular), além das principais dimensões conceituais: sistemismo e complexidade, construtivismo, sistemas socio-técnicos, sustentabilidade, ética e estética, simbolismo e linguagem relacionada à negociação, dão a tônica da nossa concepção de ensino.
Como experiência inicial, nós aplicamos esta concepção em um curso regular da disciplina de Metodologia da Pesquisa, do segundo período, na escola de engenharia da UFRJ, modalidade Engenharia de Produção, que faz parte do currículo mínimo exigido pelas grades dos cursos de graduação. Afirmamos que uma das contribuições mais significativas desse trabalho foi na geração de subsídios à adoção de novos critérios na formação das grades curriculares futuras dos cursos de engenharia, conforme preconiza a Resolução CNE/CES 11, de 11/03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais deste curso.
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