Apresentação - Objetivos
Muito se debate e se discute sobre as transformações do século XX, a partir do engenhoso advento dos computadores e mais atualmente da revolucionária tecnologia da informação. Estes artefatos permitiram acelerar o fenômeno da globalização, na tentativa de mais uma vez, desde os tempos helênicos, expandir territórios, ampliando o poder de quem possui o conhecimento e o "espírito" de expansão, aliado hoje ao poder econômico.Debates, discussões, retóricas e idéias materializadas em diversas obras contribuem para a análise e o diagnóstico do nosso tempo, além da tentativa de alguns "espíritos" mais corajosos, preverem e delinearem, atualmente sem muito sucesso, o cenário do futuro. Resultados do ensino e de seus métodos que se refletem na sociedade e que são refletidos ao mesmo tempo no ensino, circularmente.
Nesse contexto, outras formas de pensamento e aprendizado devem ser consideradas, que não nos limitem apenas a analisar e a diagnosticar a realidade do mundo de maneira reducionista.
Na delimitação deste trabalho, começamos, então, lançando um novo olhar ao aprendizado e a prática de gestão organizacional, elaborando uma nova concepção de aprendizado, como estratégia para a formação reflexiva dos nossos tomadores de decisão, ensinando-os, fundamentalmente, a considerarem a complexidade do mundo.
A importância deste aprendizado reside na formação de uma postura crítica e criativa, voltada ao mesmo tempo à questão da interdisciplinaridade, dando conta dos aspectos científicos, técnicos, artísticos, sociais e filosóficos na concepção de organizações socio-técnicas.
Este aprendizado auxilia o profissional/gestor a sistematizar suas buscas de conhecimento, ao mesmo tempo em que amplia seu campo de visão, aguçando suas idéias e aumentando a criatividade para resolução de problemas encontrados dentro dos limites de tempo e de espaço da situação real analisada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário