O que significa Transprojetação?

A Transprojetação é uma metodologia fundamentada nas obras de Edgar Morin e Michel Thiollent.
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE com a Soft Systems Methodology e a Pesquisa-ação.



terça-feira, 11 de maio de 2010

JUNG E ASTROLOGIA

A ciência da astrologia – através do mapa astral ou mapa astrológico – trata da sincronicidade e correlação entre acontecimentos pessoais e o mundo que nos rodeia. A verdadeira astrologia não é fatalista, apenas mostra possibilidades e leva ao auto conhecimento.

Planetas mal aspectados em quadraturas por exemplo, (angulo de 90 graus), indicam inadequações e/ou medos inconscientes que podem verdadeiramente levar a problemas e dificuldades, mas que se devidamente reconhecidos, se trazidos a nível consciente podem ter sua energia redirecionada de forma positiva. Newton, o genial matemático, era astrólogo, assim como Nostradamos. Edgar Cayce embora não fosse exatamente astrólogo, fazia “leituras astrológicas” que ajudaram centenas de pessoas. E mais recentemente o inigualável psicanalista Carl Gustav Jung associou a astrologia à psicologia. E graças a ele, hoje muitos psicólogos sabem o quanto um bom mapa natal irá ajudar no trabalho com o paciente.

Em astrologia lidamos com símbolos, uma linguagem que esteve presente em todas as culturas, como portais para os mundos mágicos. Quando analisamos um mapa há uma parte racional, a aplicação do conhecimento adquirido em anos de estudo (lado esquerdo do cérebro) , e há também uma conexão direta com os símbolos e suas interligações que são únicas para cada indivíduo (lado direito do cérebro). E é a capacidade de apreender os insights fornecidos pela linguagem mágica dos símbolos que determina o quão bom é um astrólogo. E é isto também que faz com que um mapa astral “interpretado” por computador jamais possa ser verdadeiro.
Além da interpretação convencional, os planetas podem ainda ser ligados a mitos ou arquétipos, fornecendo um interessante material de estudo. Quem nunca olhou fascinado para o céu, perplexo com os mistérios do universo?

noiteestrelada_vangogh

Outro ponto interessante a ser mencionado é a falta de credibilidade que ainda existe com relação à astrologia, causada pelos horóscopos que saem em revistas e jornais, e que mesmo que sejam bem feitos são muito genéricos e não devem ser olhados como individuais, como fazem as pessoas, para depois se decepcionarem. É que esse horóscopo fala apenas da posição do Sol em cada signo. E o fato do Sol estar num determinado signo é apenas uma parte ínfima do que deve ser levado em conta. Ao fazermos um mapa individual analisamos: posição por signo e casa do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno , Urano, Netuno e Plutão ; e ainda as ligações que fazem entre si, chamadas aspectos. Além das posições e interligações existem outros fatores a serem considerados. E o resultado é absolutamente maravilhoso e surpreendente, pois não deixa margem a dúvidas. A pessoa pode se conscientizar de problemas e dificuldades que não conseguia enxergar direito e mudar, pela vontade e esforço próprios o que não lhe serve, ao mesmo tempo em que poderá enfatizar e investir nos seus dons e talentos. E para completar temos as previsões, que não são adivinhações, mas que dão o potencial para o novo ano, fazendo com que não mais se desperdice energia com situações inadequadas, indo atrás das metas possíveis para o momento.

“O medo supersticioso da astrologia produz autômatos, dependentes como escravos, de guia mecânica. O homem sábio derrota seus astros __ isto é, seu passado __ transferindo sua fidelidade, da criação ao criador. Quanto mais efetua sua unidade com o Espírito, menos pode ser dominado pela matéria…”
“Astrologia é o estudo das reações do homem aos estímulos planetários. Os astros não têm qualquer benevolência ou aversão consciente; eles meramente enviam radiações positivas ou negativas. Por si só não ajudam nem prejudicam a humanidade, mas oferecem um canal lícito para que se manifeste o equilíbrio das causas e efeitos, que no passado cada homem pôs em movimento.”
- Citação de Sri Yuktéswar, do livro Auto Biografia de um Yogue de Paramahansa Yogananda.

http://www.essenciafeminina.blog.br/blog/astrologia/